Autor(a): R.J. Palacio
Editora: Intrínseca
ISBN: 9788580573015
Páginas: 320
Ano: 2013
Avaliação: ✭✭✭✭✭
Sinopse: August Pullman, o Auggie, nasceu com uma síndrome genética cuja sequela é uma severa deformidade facial, que lhe impôs diversas cirurgias e complicações médicas. Por isso ele nunca frequentou uma escola de verdade... até agora. Todo mundo sabe que é difícil ser um aluno novo, mais ainda quando se tem um rosto tão diferente. Prestes a começar o quinto ano em um colégio particular de Nova York, Auggie tem uma missão nada fácil pela frente: convencer os colegas de que, apesar da aparência incomum, ele é um menino igual a todos os outros.
Narrado da perspectiva de Auggie e também de seus familiares e amigos, com momentos comoventes e outros descontraídos, Extraordinário consegue captar o impacto que um menino pode causar na vida e no comportamento de todos, família, amigos e comunidade - um impacto forte, comovente e, sem dúvida nenhuma, extraordinariamente positivo, que vai tocar todo tipo de leitor.
É o primeiro ano de August, ou como todos o chamam, Auggie, na escola. Interiormente, é um garoto completamente normal, possuí metas, desejos e sonhos. Todavia, o verdadeiro problema estava em seu exterior: "Carregava em suas costas" uma grave deformação facial, dificultando sua relação com as pessoas, ou pior, visto como uma aberração.
Enquanto diversos outros livros retratam jovens cometendo homicídio ou suicídio por sofrerem várias discriminações na escola, R.J. Palacio apresenta que é sim possível, contornar as ofensas e sorrir, apesar de todos os obstáculos pelo caminho tortuoso.
A principal lição que o livro nos transmite é: todos ao redor podem estender a mão, entretanto você deve ajudar a si próprio antes de tudo. Comece a amar a si mesmo, sua personalidade e suas características. Você é único. Não existe outro igual. Acredite em sua capacidade e ela o guiará para ter persistência o suficiente para buscar os seus sonhos.
Resenhado por Luis Felipe Sidnei
0 comentários:
Postar um comentário